Atividades dos Levitas no Antigo Testamento
Atividades dos Levitas no Antigo Testamento
Nm. 4
A tribo de Levi era formada por várias famílias, e cada uma tinha a sua função no Tabernáculo, não cabendo a uma fazer o serviço da outra.
A FAMÍLIA DE COATE: Eram proibidos de tecar no santuário. Cabia a eles carregar os itens do tabernáculo após os filhos de Arão desarmares e cobrirem todos os itens que compunham o lugar santo. (vv. 1- 15)
A FAMÍLIA DE ELEAZAR: Cuidar do azeite da luminária, do incenso aromático, da contínua oferta de manjares, do azeite da unção (v. 16)
A FAMÍLIA DE GERSON: Levar as cortinas do tabernáculo, as cobertas e o véu do templo. (vv. 25 – 28)
FAMÍLIA DE MERARI: Cuidar das tábuas do tabernáculo, seus varais, suas colunas e suas bases (vv. 31 – 33)
FAMÍLIA DE ARÃO: Administradores do templo. Responsáveis pelo louvor e adoração, ensino, profecia e sacrifício (II Cr. 7,6; II Cr. 8,14; I Cr. 15,22; Ne. 8; I Cr. 25, 1-5; II Cr. 29).
FAMÍLIA DE CORÉ: Porteiros (I Cr. 26).
Com a obra redentora de Cristo, o serviço dos Levitas no sacrifício foi extinto. Não se faz mais necessário sacrificar porque a expiação foi completa. Atualmente, os responsáveis pelo louvor nas igrejas são considerados levitas, mas é importante lembrar que aquela tribo não fazia apenas louvar, mas adoravam com serviços braçais. Os levitas de antes tornaram-se diáconos de agora. Por isso eu creio que nenhuma outra atividade na igreja, nem mesmo pastor ou apóstolo devem ser exercidos sem ter em si o princípio levítico e diaconal, que é adorar, servir e sacrificar a sua própria carne (Rm. 12, 1-2).