Cativeiro Espiritual
Tudo começa com uma legalidade? Não! Começa com um Direito Legal.
No cativeiro existe um monitoramento. Ninguém sai de lá sozinho.
ATUAÇÃO DEMONÍACA EM CRISTÃOS.
O homem é dividido em 03 partes, conforme os Tricotomistas. São elas:
CORPO: Parte física do homem. Em uma linguagem simples, é uma caixa onde ficam depositados a Alma e o espírito, e obedece aquilo que a alma determinar. Após a morte vira pó. No céu receberemos um novo corpo. A Bíblia fala que no céu não haverá tristeza. Creio que um dos motivos disso é que não nos reconheceremos devido os novos corpos e por não haver lembrança do tempo na Terra. Se não fosse assim, uma mãe que não encontrasse seu filho no céu com certeza se entristeceria sabendo que ele foi pro inferno ou passaria a eternidade procurando por ele no céu;
ESPÍRITO: É uma parte imaterial do homem que faz a ligação sobrenatural dele com um ser espiritualmente superior. É o canal de comunicação com o mundo espiritual. Para os cristãos, o seu espírito faz ligação com o Espírito Santo; para os espíritas, faz ligação com seus espíritos, etc. Conforme Eclesiastes 12:7, o espírito volta pra Deus, independente da pessoa que a possuiu em vida;
ALMA: É a parte humana para a qual Jesus Cristo morreu. Ela é composta por Intelecto (pensamento, raciocínio), emoções (tristeza, alegria, raiva...) e vontade (desejo de querer ou se recusar a fazer algo). O destino dela pode ser Céu ou Inferno.
Onde houver áreas com lixo os demônios podem ter acesso.
Como imagino que isso ocorre?
Através do espírito, o ser humano tem acesso ao mundo espiritual. Antes da conversão, a alma humana está com todas as suas áreas impregnadas pela influência demoníaca. Quando verdadeiramente a pessoa reconhece a Cristo como seu Senhor e Salvador, o Espírito Santo passa a ter acesso a alma do indivíduo que antes era entrada do inimigo. Isso ocorre imediatamente após a conversão.
A partir dai, começa o processo da Santificação. Se a salvação para a humanidade é gratuita (porque Cristo já pagou por nós), a Santificação é um processo que custa caro. O seu preço é renúncia, morte do homem interior, carregar a própria cruz...
Nesse processo de Santificação está inserida a Libertação. Quando a pessoa se converte, ela tem acesso ao direito que Cristo dispensou à humanidade, desde que O tenha reconhecido como seu Senhor e Salvador, a libertar-se de todas as prisões do passado. Esta libertação não ocorre imediatamente à conversão. Ela se inicia quando a pessoa se converte. Se a pessoa dá acesso ao Espírito Santo em sua vida, Ele entra na sua alma, limpando a área da Vontade, da Emoção e do Intelecto. Essas áreas são chamadas pela Psicanálise de Superego ou Inconsciente; para a Teologia, popularmente chamada de “quarto escuro”. É o local onde estão escondidas tudo aquilo que não queremos que venha à tona, por medo, vergonha ou orgulho.
À medida que essas áreas da alma são preenchidas pelo Espírito Santo, o espírito do homem começa a também ser preenchida por Ele, como se fosse uma caixa d’água sendo cheia. Este é o momento que chamamos de Plenitude do Espírito, quando a pessoa tem sua alma repleta d’Ele e seu espírito também está cheio da Presença do Senhor.
Entendo que o Batismo no Espírito Santo ocorre quando a pessoa recebe a Cristo na sua vida, pois é o Espírito Santo quem convence o homem do Pecado, da Justiça e do Juízo, pois sem isso é impossível que alguém se convença e se converta. Os Dons Espirituais Deus dá a qualquer momento a quem Ele quer e Ele escolhe qual Dom pretende dar ao indivíduo.
Desta forma, pode o crente ser possuído por espíritos malignos?
Creio que sim! Enquanto as áreas da alma não estiverem vazias da influência maligna que o dominava antes, e essas mesmas áreas não estiverem preenchidas pelo Espírito Santo de Deus, o crente está suscetível a ataques malignos.
Pode o Espírito Santo conviver num mesmo ambiente que o espírito do mal?
Enquanto isso for no campo da Alma, creio ser possível, pois o Espírito Santo pode estar limpando uma das áreas e o inimigo estar ainda ocupando outra. Já no campo do espírito, como entendo não haver divisão, é impossível estarem os dois juntos num mesmo ambiente. Neste caso, se o diabo estiver controlando a área do espírito, o ser humano encontra-se num estado de Possessão; se o seu espírito estiver controlado pelo Espírito Santo, o indivíduo estará na plenitude da presença do Senhor.
![endif]--