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O que é Teologia Arminiana?


Referente à salvação, não é possível ficar em cima do muro e assumir uma postura neutra. Não existe meio termo entre Arminianismo e Calvinismo.

O Arminianismo defende:

  • A Depravação Total: O homem, após a queda de Adão e Eva, nasce em pecado e que, sem a ajuda de Deus, o homem não pode se salvar;

  • A Graça de Deus é resistível: Através da Graça de Deus, o homem é liberto para crer, mas essa Graça é resistível. O homem pode recusá-la;

  • Expiação Ilimitada: Crê que Deus enviou seu filho Jesus para morrer por todos e por cada um dos homens;

  • Eleição Condicional: A condição para que a pessoa seja eleita é que ela creia, que deposite sua fé em Deus;

  • Segurança em Cristo: O homem está seguro enquanto permanecer em Cristo, mas é possível que um verdadeiro cristão cometa apostasia e que venha a perder sua salvação.

Os Remonstrantes:

Os primeiros seguidores das ideias bíblicas e ortodoxas defendidas por Armínio foram chamados de Remonstrantes.

O documento da Remonstrância apresentou e resumiu em cinco artigos o que Jacó Armínio teria defendido. Com o tempo e desenvolvimento, o Arminianismo passou a ter 02 grandes divisões: Arminianismo de Coração e Arminianismo de Cabeça.

Arminianismo de Coração são os verdadeiros seguidores de Armínio e também são chamados de Arminianos Evangélicos.

Arminianos de Cabeça são adeptos de uma Teologia Liberal.

Teologia Liberal: Fundado pelo alemão Friedrich Schleiemacher. Sua Teologia não foi influenciada pelo Arminianismo, sendo ele próprio ex-adepto do Calvinismo.

O Arminianismo fundamenta sua tese no acrônimo: FACTS, assim distribuído:

Feito livre pela Graça (para crer).

A todos a expiação.

Condicional eleição.

Total depravação.

Segurança em Cristo.

Mas, por questões lógicas, a ordem mais correta para o ensino é:

TAFCS.

Total depravação: É o entendimento bíblico de que o homem, em razão do pecado, nasce em pecado e tem todas as áreas de sua vida afetada por ele. A ideia de totalidade é de extensão e não de intensidade. Conforme Romanos 3:9-24, o homem é incapaz de salvar a si mesmo e isso ocorre porque ele está debaixo do pecado. O ser humano não pode como também não dá o primeiro passo para Deus. Quando ele dá o passo de reconhecimento ao senhorio de Cristo, na verdade está respondendo ao chamado de Deus. O primeiro passo no relacionamento salvífico entre Deus e a humanidade é dado por Deus. Devido ao nível do pecado no ser humano, todas as áreas do seu ser foram afetadas negativamente, incluindo o arbítrio. Após a queda ele não possui livre arbítrio. O arbítrio humano está escravizado pelo pecado. Somente após dar o passo rumo ao reconhecimento da autoridade divina é que esse arbítrio será restaurado. Somente após esse passo de reconhecimento é que a pessoa fica capacitada a crer. O Arminianismo crê no Livre Arbítrio Libertário, ou seja, a habilidade de se fazer algo e de não se fazer algo. Entre essas escolhas está entre poder resistir à Graça de Deus e de não resistir à esta mesma Graça.

A todos a expiação (expiação Ilimitada): É contrário à crença que alguns têm que Cristo morreu apenas por um pequeno e seleto grupo de pessoas. Segundo esta visão, enquanto estamos sem Cristo e separados dele, nada do que ele sofreu e fez pela salvação da raça humana é de benefício mínimo para nós. Para comunicar-nos as bênçãos que ele recebeu do Pai, ele precisa se tornar nosso e habitar em nós. Crê que a salvação é extensiva a toda a humanidade por intermédio de Jesus, conforme Tito 2:9 que diz “porque a Graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens”. Salienta que o fato de Deus amar e desejar que todas as pessoas se salvem não quer dizer que todas as pessoas serão salvas. O Arminianismo não defende e nem prega o universalismo. Crê que a eleição é condicional.

Feito livre pela Graça para crer: A ação de Deus na busca do homem, em termos teológicos, é chamada de Graça Preveniente, isto é, a Graça que vem antes, que antecede e prepara o caminho para a conversão. Ela vem de Deus e é responsável pela busca do homem. Antecede a conversão. Quando o homem não resiste a essa Graça, ele é regenerado; mas, se resistir à Graça, não é regenerado, mas responsável diante de Deus por sua resistência, sendo assim, culpado. Uma Graça divina que não busque ou não ofereça a oportunidade de salvação pode ser qualquer coisa, exceto Graça de Deus. No momento em que o pecador é exposto à Palavra, ele está recebendo uma “injeção de dose” de Graça de Deus. Isso não quer dizer que a pessoa automaticamente será salva. Esta Graça possui alcance universal mas não resulta em universalismo, porque é resistível. Entende ser resistível porque como o homem pode ser responsabilizado por não crer se Deus não o dotar da capacidade para crer?

Condicional eleição: A doutrina da eleição divide-se em: individual e corporativa.

Eleição individual: É a visão tradicional do Arminianismo. Diferentemente da visão calvinista, a eleição individual é condicional. Acredita que um cristão verdadeiro pode apostatar, mas ele só será considerado eleito se ele permanecer fiel no seu estágio final de perseverança, não perdendo assim sua salvação.

Eleição corporativa: Crê que Deus elege um corpo, um grupo, uma classe de pessoas e não indivíduos. A eleição é primariamente corporativa, e secundariamente particular. Esta é uma visão fechada, seletiva, bem calvinista.

Segurança em Cristo: Os seus defensores dividem-se em: Arminianos de 04 pontos e Arminianos de 05 pontos.

Arminianos de 04 pontos: Crê que a Graça pode ser resistida, mas apenas em primeiro estágio, mas depois de salvo, a pessoa não irá mais perder a salvação.

Arminianos de 05 pontos: Afirma que o salvo pode cometer apostasia. Crêem que os verdadeiros crentes podem cair da verdadeira fé e podem cair em pecados que não são condizentes com a fé verdadeira e justificante. Isso pode acontecer frequentemente.

Como um cristão pode saber se ele é um eleito?

  • Através do Senso de Fé: A pessoa deve se perguntar se ela tem fé. Fé é crer. Deus salva quem crê, se eu creio, Deus me salvará.

  • Testemunho interno do Espírito Santo.

  • Luta contra a carne: A pessoa pode até pecar, mas não é vencida pelos desejos da sua carne.

  • Desejo por boas obras.

Bibliografia

MARIANO, Wellington. O que é Teologia Arminiana? Editora Reflexão. São Paulo: 2015.

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