top of page

Ex Nihilo Nihil Fit x Creatio Ex Nihilo


Esses termos em Latim significam, respectivamente: "Nada surge do nada" e "Criação a partir do Nada". Essas duas máximas batalham entre si para saber qual delas se aplica a Deus e ao Universo.

Muitos defendem que nada pode vir do nada, e por isso o universo é e sempre será eterno. Não creem na criação e tampouco no fim de todas as coisas. Por mais ilógico que pareça ser, por comodismo é melhor acreditar na imutabilidade do universo do que em um ser que tem poder para tudo criar. Interessante é perceber que os mesmos que usam este argumento para afastar Deus do controle de tudo são os mesmos, possivelmente, que pregam o evolucionismo, ou seja, que todas as coisas são mutáveis. Logo, se há mudanças há a possibilidade de terminar; e tudo que terminou é porque um dia teve começo.

Os cristãos creem com base bíblica que mesmo onde aparentemente não tinha nada, Deus pode tudo criar. O universo que conhecemos e tudo que chega ao nosso conhecimento pode, para as ciências exatas, ser infinito por não termos noção da sua dimensão, mas aos olhos do Senhor são completamente finitas. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, a Trindade Santa, são eternos e não tem origem. Eles são a Força Motriz que gera a Força Motora. São a força que movem sem nunca terem sido movidos. Nem os anjos, que também são eternos, tem o direito de se declararem não criados, pois são criaturas divinas. Deus, é o único ser não criado que existe, e que tem poder de criar todas as coisas.

Deus não surge do nada, pois Ele é anterior ao Nada, sendo sempiterno, e só Ele é capaz de criar alguma coisa a partir do Nada.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page