VIVER NA CARNE OU VIVER NO ESPÍRITO
Gálatas 5: 13-26
· Ter liberdade não é fazer tudo o que deseja (que é uma forma de prisão), mas ter o autocontrole de não fazer o que é errado.
· O Decálogo não foi extinto. Para cumpri-lo é necessário amar a Deus e ao próximo. Ele continua sendo um padrão para a nossa vida (Salmo 15).
· Viver guiado pela letra da Lei leva-nos à uma vida conforme a carne, pois o indivíduo era julgado conforme a sua ação.
· Viver guiado pelo Espírito nos afasta da dependência da carne.
· Não há comunhão entre viver sob os desejos da carne e viver sob a dependência do Espírito Santo de Deus. O estilo de vida de um anula a do outro.
· A vida cristã é uma luta. Deus nos promete e nos mostra a vitória, e nos fala que teremos adversidades. Se o Senhor mostrasse com detalhes tudo o que passaremos nessa caminhada nós nem teríamos começado. Por isso, a vida cristã é baseada na fé de que alcançaremos a vitória independente de quais lutas enfrentaremos.
· Devemos fazer sempre a reflexão se somos guiados pelo Espírito. Quem é nascido de Deus não vive pecando (I João 3: 8-9).
· As obras da carne demonstram tudo de mal que o ser humano tem e aflora quando está longe da presença de Deus. O pecado original despertou em nós tudo o que não agrada ao Senhor.
· Idolatria e Feitiçaria demonstram a necessidade do ser humano em buscar um relacionamento com um ser espiritual, mas erra o alvo por não se abrigar em Cristo.
· Os demais frutos demonstram o egoísmo humano e o egocentrismo.
· A vida no Espírito Santo não gera frutos, e sim, fruto. Quem está em comunhão com o Senhor recebe uma semente de cada característica dessa, e o nível do seu envolvimento com o Pai dirá quais delas e com qual intensidade elas irão se desenvolver.
Comments